As operadoras TMN e Vodafone já começaram a avisar os clientes de que, a partir de 15 de Abril, as chamadas de voz vão subir de preço. As duas operadoras vão aumentar os preços em 1%, deixando de fora os tarifários de roaming e alguns planos tarifários específicos.

Só a Optimus ainda não decidiu se vai acompanhar esta subida de preços da concorrência, escreve hoje o Diário Económico.

O aumento dos preços é justificado pela inflação prevista para 2010, confirmaram ao jornal fontes da TMN e da Vodafone. No caso da operadora do grupo PT a actualização de preços exclui o tarifário Moche e as chamadas em roaming.

Na empresa do grupo pan-europeu Vodafone são os planos Extreme e Extravaganza que são poupados a esta actualização.

Recorde-se que as três operadoras aumentaram em simultâneo os preços em Março do ano passado, numa subida de 2,5 por cento. Na altura foi adiantado que os preços já não eram actualizados desde 2004.

O movimento simultâneo de actualização dos preços no ano passado levantou dúvidas de eventual concertação, uma hipótese que foi afastada já este mês pela Autoridade da Concorrência depois de uma análise à situação.