As operadoras TMN e Vodafone aumentam a partir desta quinta-feira o preço das chamadas de voz, tal como planeado desde Março.

A subida dos preços é justificada pela inflação prevista para 2010, mas vai deixar de fora o roaming e alguns planos tarifários específicos.

No caso da operadora do grupo PT, a actualização de preços exclui o tarifário Moche e as chamadas para e no estrangeiro. Já os utilizadores da Vodafone são poupados nos planos Extreme e Extravaganza.

Na Optimus os aumentos só acontecem a partir de Maio, e deixam de fora os tarifários Smart, recentemente lançados pela empresa, a gama actual de tarifários Optimus Kanguru e os pacotes Internet diário e semanal.

Os aumentos também não chegam aos serviços de dados por eventos - como jogos, toques, imagens e música -, ao serviço de gestão de saldo ou ao tarifário edição limitada. Mantêm-se também inalterados os preços associados aos tarifários que implicam carregamento obrigatório de saldo, como o tarifário jovem TAG.

Recorde-se que as três operadoras móveis aumentaram os preços em simultâneo no ano passado, numa subida de 2,5 por cento. Na altura foi adiantado que os preços já não eram actualizados desde 2004.

O movimento simultâneo de actualização dos preços no ano passado levantou dúvidas de eventual concertação, uma hipótese que foi afastada já este mês pela Autoridade da Concorrência depois de uma análise à situação.