Três dos maiores operadores de telecomunicações do Brasil - a Claro, a TIM e a Vivo - estão a permitir o acesso gratuito às suas redes, pelos moradores das zonas do Brasil afetadas por fortes temporais nos últimos dias. A medida estende-se aos afetados pelas cheias provocadas por vários dias de chuvas torrenciais em mais de 100 localidades do Estado do Rio Grande do Sul, onde desde o final de abril milhares de pessoas ficaram sem casa e largas dezenas já perderam a vida.
A medida inclui acesso gratuito à internet móvel, mesmo para quem tem planos pré-pagos e não tenha saldo disponível, e tem como intuito permitir a quem está nas povoações afetadas manter-se informado e continuar a poder comunicar com familiares e amigos.
Em resposta ao Tecnoblog, os operadores detalharam as medidas excepcionais que colocaram em prática para apoiar as vítimas da catástrofe. No caso da Claro, a oferta é de 5GB de dados para os clientes de diferentes planos, tráfego que em alguns casos pode ser usado em 30 dias e noutros em sete dias.
TIM e Vivo disponibilizaram um crédito de 10 GB a todos os clientes da região, com planos pré e pós-pagos. No caso da Vivo, a oferta tem uma validade de cinco dias.
Os operadores puseram ainda em prática uma política de rede aberta nas localidades atingidas pelas intempéries, que permite a um cliente da TIM sem rede disponível comunicar tirando partido da rede da Claro, quando as antenas da sua operadora não estejam a funcionar em determinada zona, e vice-versa.
Esta política de rede aberta está disponível para os equipamentos com serviços de roaming ativados e vale para a utilização de serviços de emergência, como a realização de contactos para pedir socorro, ou para receber alertas por SMS da proteção civil.
Informação avançada pela CNN Brasil já esta manhã indicava que o número de vítimas mortais por causa das chuvas e cheias no Rio Grande do Sul ascendia já a 78, um número que deve aumentar nas próximas horas, tendo em conta que há mais de 100 desaparecidos. Dos 497 municípios do Estado 341 foram afetados pelo mau tempo.
Várias iniciativas têm sido anunciadas para apoiar as vítimas da catástrofe, no Brasil e fora do país, em Portugal inclusive, como campanhas de recolha de fundos ou bens para ajudar quem ficou sem nada. Os operadores de telecomunicações do país também estão a agilizar esse tipo de campanha.
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