Foi ontem anunciado pela Cisco um novo programa de licenciamento que visa garantir a interoperabilidade de equipamentos móveis e adaptadores com a infra-estrutura de rede local wireless Wi-Fi da empresa, a Cisco Aironet. O programa contempla acordos com os maiores fabricantes da indústria informática, entre os quais se contam a Intel, IBM, HP e Texas Instruments.




Com a designação de Cisco Compatible Extensions, este programa assegura o licenciamento a custo zero da tecnologia que garante a compatibilidade com as funcionalidades de redes Cisco Aironet a fabricantes de chips e sistemas embebidos para equipamentos Wi-Fi, além de fabricantes de dispositivos móveis. As empresas que participam no programa de compatibilidade terão os produtos testados e certificados com a marca "Cisco Compatible" de forma a garantir maior confiança junto dos clientes.



O peso que a Cisco tem no mercado de equipamentos de rede e de telecomunicações foi certamente determinante para conseguir reunir um conjunto representativos dos maiores fabricantes de chips e equipamentos móveis. Numa altura em que a maior parte das empresas de informática está a investir fortemente na tecnologia Wi-Fi, assegurar a compatibilidade entre os equipamentos de rede e os dispositivos móveis é fundamental para garantir uma implementação rápida das soluções.




A Cisco espera que através deste programa comecem a surgir rapidamente no mercado produtos com o selo "Cisco Compatible", uma marca que será promovida pela empresa e os seus parceiros.



A IBM e a HP estão na lista dos fabricantes que aderiram a este programa desde início e comprometeram-se a integrar a compatibilidade com a sua linha de computadores portáteis ThinkPad, no caso da Big Blue, enquanto a HP deverá integrar esta tecnologia na sua a gama de computadores portáteis, desktops, thin clients e Tablet PCs.



Notícias Relacionadas:

2003-02-19 - Europa possui os hotspots mais caros do mundo

2003-02-17 - Nova versão de especificação de redes sem fios prestes a tornar-se num padrão