A Cisco Systems decidiu alargar o leque de potenciais clientes para os seus produtos de comunicações telefónicas de voz sobre IP (VoIP), disponibilizando um conjunto de pacotes económicos para companhias de menores dimensões do que as que costumam adquirir as suas soluções.



Neste sentido, anunciou ontem o lançamento de uma série de novas versões para a sua linha de produtos de VoIP, juntamente com dois sistemas pré-instalados por menos de 20 mil dólares (21,22 mil euros), destinada a pequenas e médias empresas.



Segundo Hank Lambert, director de marketing de produtos da Cisco, afirmou que as firmas de menores dimensões argumentavam até agora que gostavam das funcionalidades das ofertas de VoIP da Cisco mas que exprimiam reticências em relação aos preços e à interoperabilidade com os sistemas instalados.



O Unity Bridge 2.0 consiste numa opção que pode ser acrescentado ao Unit 3.1, a solução unificada de messaging da Cisco que permite aumentar a compatibilidade entre os sistemas de messaging de uma companhia, estando disponível por um preço a partir de sete mil dólares (7.427 euros) - incluindo apenas o software - ou de 18.490 dólares (19.620 euros) pelo software com o hardware necessário. Esta actualização suporta o OctelNet, um protocolo analógico de messaging por voz desenvolvido há alguns anos pela Lucent Technologies.



A Cisco efectuou também uma actualização da Costumer Response Solutions 3.0, conhecida anteriormente por Customer Response Appliance 2.0, um pacote de um servidor do software de call center da Cisco. Segundo a empresa, esta terceira versão apresenta uma melhoria no nível de escabilidade entre 50 e 75 por cento. Inclui ainda a capacidade de direccionar as chamadas dos clientes com base nas competências nos agentes, de formar a evitar que os clientes sejam atendidos por agentes sem qualificações para ajudá-los.



Para além disso, a empresa lançou também dois pacotes com capacidades de voz, apenas, destinados a empresas mais pequenas. O ICS 7750 está disponível num modelo analógico, por 15.995 dólares (16.972 euros), e digital, por 19.995 dólares (21.217 euros) - cada um capaz de suportar 50 telefones e 25 caixas de correio. Os conjuntos incluem ainda os programas CallManager - gestor de chamadas -, Unity - sistema de voicemail - e AutoAttendant - auto-atendedor de chamadas.



A plataforma de hardware Media Convergence Server da Cisco foi também actualizado para ir de encontro ao nível de desempenho dos mais recentes processadores. Também o software de telefone IP SoftPhone da empresa passou por algumas actualizações, como a capacidade de funcionar com aparelhos handset USB, para além de handsets, custando actualmente a versão 1.3 completa 105 dólares (111,41 euros). Para os utilizadores que já possuem versões anteriores, é gratuito.



O software de consola WebAttendant foi substituído pela CallManager Attendant Console, que traz funcionalidades adicionais de personalização. Todos os novos pacotes de solução de voz e melhorias de telefonia sobre IP estão disponíveis a partir de ontem nos Estados Unidos, à excepção da plataforma CRS 3.0, cujo lançamento está previsto para o terceiro trimestre de 2002.



O TeK contactou a Cisco em Portugal e a sua agência de comunicação no sentido de confirmar a adopção deste pacote para o mercado nacional, mas ainda não conseguiu uma resposta formal.




Nota da redacção: (16:25h)A notícia foi alterada no último parágrafo. Depois de uma informação não formal por parte da Cisco em Portugal aguardamos agora uma confirmação oficial da adopção deste pacote para o mercado português.

2002-06-07: Segundo a agência de comunicação da Cisco em Portugal, as soluções de voz sobre IP a cujo lançamento nos Estados Unidos esta notícia se refere "estão já disponíveis em todos os mercados, incluindo o nacional. A única excepção, tal como está referido no comunicado, é a plataforma CRS 3.0 que se prevê estar disponível no 3º trimestre fiscal de 2002", isto é, entre Janeiro e Março de 2003.



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