Ao longo do ano passado os clientes de serviços de comunicações móveis e televisão por cabo - a par dos clientes nas utilities - foram os que mais mudaram de prestador de serviço. A explicar o facto está a insatisfação com o serviço ao cliente. Este fator pode ser tão determinante que mesmo quando a satisfação com o serviço em si aumenta, o descontentamento relativamente à forma como o serviço é prestado pode ditar a mudança, conclui uma pesquisa da Accenture.



Os 10.000 consumidores inquiridos em 27 países - onde Portugal não se inclui - mostram que os sectores da TV por cabo e das comunicações móveis estão entre os 10 onde os clientes mais mudam de prestador de serviço seja total ou parcialmente, contratando serviços adicionais a um novo fornecedor, sem abandonar o antigo.



O estudo mostra ainda que apenas 23% dos consumidores se dizem muito fiéis ao seu prestador de serviços. Já 24% garantem que não é de todo fiel à empresa que lhe oferece serviços em determinado momento. Entre as questões mais valorizadas pelos clientes e importantes na manutenção dos contratos que assinam está a capacidade do operador cumprir as promessas feitas na altura da subscrição, no que se refere à experiência do serviço em questão.



"Os consumidores classificam uma experiência de serviço coincidente com a promessa inicial como um dos fatores mais importantes do serviço ao cliente", garante a Accenture. "A maior frustração referida é precisamente a falha do fornecedor em não cumprir a sua promessa de experiência de serviço", acrescenta a consultora.



A pesquisa regista ainda que as redes sociais melhoraram o envolvimento geral dos consumidores com os fornecedores e as marcas. Mais de um quarto dos consumidores querem ver as marcas nas redes sociais e 24% afirmaram que é mais provável contratar um fornecedor que esteja ativamente envolvido nestes canais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.