Os fabricantes de telemóveis e as empresas de telecomunicações acabam de unir esforços e anunciaram, na Comdex, a realização de uma iniciativa conjunta. Esta visa introduzir uma nova plataforma standard aberta de acesso móvel à Internet e de serviços de download de conteúdos multimédia, a disponibilizar em todo o mundo. O objectivo será cumprido através da utilização da tecnologia GMS/GPRS e da adopção da tecnologia WCDMA por parte das redes móveis de terceira geração.



As empresas promotoras desta iniciativa são a ATT&T Wireless, Cingular Wireless, MM02, NTT DoCoMo, Telefonica Mobiles, Vodafone, Fujitsu, Matsushita, Mitsubishi Electric, Motorola, NEC, Nokia, Samsung, Sharp, Siemens, Sony Ericsson, Toshiba e Symbian.




Estas tencionam disponibilizar, aos seus clientes, uma série de terminais e serviços wireless, trabalhando a partir da mesma base e promovendo o crescimento da indústria. O software, por exemplo, será desenvolvido de acordo com as directivas das organizações responsáveis pela definição das normas, nomeadamente a 3GPP e o Wap Forum.



Esta iniciativa abrange os terminais de software de clientes para fornecedores de terminais móveis, e as soluções de servidor correspondentes para operadores móveis, e irá permitir que os líderes de mercado aumentem as suas receitas através de um ecosistema multi-venda baseado em standards de indústria abertos, como o WAP2.0/XHTML, Multimedia Messaging Service, SyncML, entre outros.



A criação de uma arquitectura de aberta de serviços móveis irá promover a competitividade entre os fabricantes, e permitir que o consumidor controle a sua informação, produtos e serviços. Segundo afirma Jorma Ollila, presidente e director geral da Nokia, num comunicado da empresa, esta inicitativa tem a ver com a necessidade de forçar o potencial do mercado dos futuros serviços móveis até ao seu limite. "O nosso único objectivo é possibilitar o surgimento de um mercado aberto de serviços móveis, que permitirá a cada um construir o seu próprio mundo móvel" conclui.



A Nokia irá participar na criação de um mercado de serviços através da doação do seu software para termionais de clientes e servidores, licenciando-o como código aberto. Os componentes disponibilizados serão módulos de software abertos que correrão nos sistemas operativos próprios de cada fabricante.



Notícias Relacionadas:

2001-10-29 - 3GPP com novas especificações de telecomunicações de terceira geração móvel

2001-04-20 - Quarta versão de Especificações de UMTS revistas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.