A Open Mobile Alliance (OMA), afirmou na quarta-feira, durante a Comdex Fall, que os primeiros dispositivos móveis com as suas especificações deverão surgir durante o próximo Verão. Segundo a aliança para a uniformização da indústria da computação e telefonia móvel criada no passado mês de Junho, as novas regras estabelecidas dirigem-se a aplicações chave a deverão contribuir para o aumento das vendas de serviços de dados móveis.



A aliança apostou nos standards para aplicações como browsing Internet, messaging de imagens, downloads de vídeo e alertas de correio electrónico. Os dispositivos móveis que suportam estas especificações deverão poder aceder a serviços ou comunicar com equipamentos que suportem os mesmos padrões. Os operadores de telecomunicações móveis, fornecedores de conteúdos e fabricantes de hardware esperam que tais especificações facilitem a venda e utilização destes serviços de dados.



Durante a Comdex Fall, que decorre em Las Vegas, EUA, foi também indicado que o Mobile Wireless Internet Forum (MWIF) e o Mobile Games Interoperability Forum (MGIF) irão integrar a OMA, que ao mesmo tempo está em negociação com diferentes grupos para a normalização de pagamentos móveis. "Estas iniciativas adicionais aceleram o desenvolvimento de especificações interoperáveis e demonstram que a OMA se transformou numa organização central de normalização para os serviços móveis", afirmou Jari Alvinen, presidente do conselho de administração do grupo.



Os responsáveis da OMA asseguraram ainda que nenhum dos actuais 300 membros da aliança será obrigado a implementar as novas especificações.



Notícias Relacionadas:

2002-10-23 - MGIF propõe interoperabilidade entre jogos para telemóveis lançando especificação

2002-06-12 - Produtoras de hardware e software unem-se para estabelecer padrões