A Comissão Federal das Comunicações (FCC) americana anunciou a ratificação de uma norma que proíbe a utilização de telemóveis a bordo dos aviões, publicou a Associated Press.
O organismo salienta que a medida é confirmada por questões de segurança, já que o uso dos dispositivos pode interferir com as operações das redes de comunicação sem fios, estabelecidas entre os aviões e os terminais terrestres. As conclusões surgem depois de um longo período de investigação sobre o tema que procurava confirmar se existiam condições para levantar a actual proibição.
A conclusão obtida vai de encontro ao que já defendia a Administração Federal de Aviação, cujos trabalhos nesta área também indicavam que o uso de telefones móveis e outros aparelhos electrónicos interferem no bom funcionamento dos sistemas durante os voos.
A FCC admite voltar a analisar a questão e a reconsiderar a medida caso sejam disponibilizados dados técnicos que provem a inexistência de perigo, conclusão que não é possível retirar da informação actual.
A disponibilização de serviços apoiados em redes Wi-Fi durante as viagens aéreas já foi testada por algumas companhias americanas. Em Novembro a AirCell chegou mesmo a receber autorização da FCC para o fornecimento de serviços de banda larga nos aviões.
Na Europa está a ser trabalhada a possibilidade de passar a permitir as chamadas móveis a bordo a partir do final do ano.
Notícias Relacionadas:
2005-06-24 - Autoridades europeias dão parecer favorável à utilização de telemóveis nos aviões
2003-05-08 - CAA confirma que telemóveis prejudicam navegação aérea
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários