A Comissão Federal das Comunicações (FCC) americana anunciou a ratificação de uma norma que proíbe a utilização de telemóveis a bordo dos aviões, publicou a Associated Press.




O organismo salienta que a medida é confirmada por questões de segurança, já que o uso dos dispositivos pode interferir com as operações das redes de comunicação sem fios, estabelecidas entre os aviões e os terminais terrestres. As conclusões surgem depois de um longo período de investigação sobre o tema que procurava confirmar se existiam condições para levantar a actual proibição.




A conclusão obtida vai de encontro ao que já defendia a Administração Federal de Aviação, cujos trabalhos nesta área também indicavam que o uso de telefones móveis e outros aparelhos electrónicos interferem no bom funcionamento dos sistemas durante os voos.




A FCC admite voltar a analisar a questão e a reconsiderar a medida caso sejam disponibilizados dados técnicos que provem a inexistência de perigo, conclusão que não é possível retirar da informação actual.




A disponibilização de serviços apoiados em redes Wi-Fi durante as viagens aéreas já foi testada por algumas companhias americanas. Em Novembro a AirCell chegou mesmo a receber autorização da FCC para o fornecimento de serviços de banda larga nos aviões.




Na Europa está a ser trabalhada a possibilidade de passar a permitir as chamadas móveis a bordo a partir do final do ano.




Notícias Relacionadas:

2005-06-24 - Autoridades europeias dão parecer favorável à utilização de telemóveis nos aviões

2003-05-08 - CAA confirma que telemóveis prejudicam navegação aérea

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.