Os serviços de Internet de banda larga estão a tornar-se cada vez mais populares entre os utilizadores europeus, graças à abertura do mercado e à intensa concorrência que se vem traduzindo numa descida de preços, revela um estudo da Datamonitor.



A empresa de estudos de mercado estima que em dois anos a penetração da banda larga se eleve para os 60 por cento nos lares europeus. Só no Reino Unido a empresa estima que em 2008 existam 8 milhões de utilizadores de banda larga, cita a BBC News.



O estudo revela que graças ao cenário de concorrência nesta área a maioria dos novos utilizadores do serviço optam por velocidades elevadas e acrescenta que as empresas apostam cada vez mais em estratégias agressivas de marketing, contribuindo para entusiasmar os potenciais clientes. A par com estes factores assiste-se a um alargamento da cobertura do serviço, que estende o número potencial de clientes.



A banda larga domina hoje em dia 57,4 por cento do total de ligações à Internet nos 16 países analisados pelo estudo, resultado de uma descida no número de clientes dial up de 28 por cento ao longo do último ano.



A penetração da banda larga, por seu lado, aumentou 20 por cento, entre Setembro de 2004 e Setembro de 2005. O documento reconhece no entanto que a evolução da banda larga diverge entre mercados.



Alguns mantêm crescimentos bastante expressivos, enquanto noutros o crescimento começa a abrandar denotando uma maior maturidade do mercado. A tecnologia mais utilizada continua a ser o DSL com penetrações mais elevadas em França, Noruega e Holanda.



Notícias Relacionadas:

2005-06-11 - Acesso à Internet em banda larga cresce 70% em 2004