O governo britânico está a pensar seguir os passos de outros países através da implementação de um novo regulamento que obrigue os consumidores a apresentarem o B.I., passaporte ou documento identificativo sempre que estes pretendem comprar um telemóvel. O objectivo é que a cada número de telefone fique associado o nome do seu proprietário.

Segundo o Sunday Times, a estratégia tem como meta fechar uma falha de uma legislação anterior que obriga as operadoras de telecomunicações a identificar chamadas e a rastrear transferência de dados. Ou seja, em caso de investigação, existirá sempre um nome associado a um número de telemóvel na base de dados das operadoras, o que, actualmente nem sempre acontece.

Estimativas do Mobile World apontam para a existência de 48,6 milhões de subscritores de serviços pré-pagos e 27,4 milhões de consumidores com contrato de serviços de telefonia móvel. Tendencialmente, noutros países, sempre que é necessária a apresentação de um serviço de registo para a compra de cartões pré-pagos, os operadores observam uma diminuição de 10 por cento no número de subscritores.