No último trimestre de 2007, verificou-se um ligeiro decréscimo no número de acessos telefónicos principais instalados, que passou a fixar a sua quota nos 38,1 por cento. De acordo com a Anacom, tal como tem vindo a acontecer desde 2004, a Portugal Telecom voltou a perder terreno no mercado das telecomunicações fixas. O operador incumbente acabou 2007 com uma quota de mercado de 68,9 por cento nos acessos directos e de 71,9 por cento nos acessos instalados a pedido de clientes.



No entender do regulador, este decréscimo está relacionado com "a diminuição da utilização do serviço telefónico fixo tradicional; crescimento das ofertas em pacote dos operadores de televisão por cabo e de Internet; aparecimento, no início de 2005, de uma oferta que utiliza a tecnologia GSM como tecnologia de acesso e que no último ano se expandiu consideravelmente; as ofertas baseadas na ORLA".



Os números do último trimestre indicam ainda que, no final do trimestre em questão, existiam 3,185 milhões de clientes de acesso directo, o que perfaz uma quebra de 1,4 pontos percentuais face aos três meses anteriores e de 1,9 por cento em relação ao mesmo período de 2006. O decréscimo observado é o resultado "das ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM e as ofertas em pacote, integrando telefonia fixa, televisão por cabo e/ou Internet, que têm vindo a surgir no mercado", frisa a Anacom.



No que diz respeito ao tráfego total na rede fixa, foram registadas 715 milhões de chamadas durante o trimestre, das quais resultaram 2,132 mil milhões de minutos de conversações - o que representa um aumento de 5,1 e 6,2 por cento respectivamente face ao trimestre anterior mas um decréscimo comparativamente ao final do ano passado.



As variações negativas foram também sentidas a nível do tráfego de voz, com a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT a manter-se, quer em minutos - 67,5 por cento no trimestre, menos 1,6 pontos percentuais face ao valor registado no trimestre anterior -, como em termos de chamadas - 67,2 por cento, ou menos 1,5 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.



Por fim, no final de Dezembro, existiam 77 mil clientes activos de VoIP nómada, o que representa um aumento de 50,9 por cento face ao trimestre anterior e de 2152,5 por cento face ao período homólogo. Este segmento das telecomunicações já representa 2,2 por cento do tráfego total do serviço fixo.



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