A Autoridade da Concorrência (AdC) obrigou a Zon a anunciar a transferência dos clientes residenciais da AR Telecom para a sua carteira, vista pela entidade reguladora como uma "operação de concentração".

A Ar Telecom anunciou a sua saída do mercado residencial em novembro, para se concentrar nos serviços às empresas, com o Jornal de Negócios a avançar na altura que os clientes da operadora já estavam a ser notificados, e inclusive a ser aconselhados para migrarem para a Zon.

O anúncio sobre a alegada operação de concentração foi publicado na imprensa esta segunda-feira, depois de a operadora liderada por Rodrigo Costa ter enviado, a 9 de Dezembro, a notificação oficial ao regulador, como estabelece a lei para processos deste tipo.

"A Zon TV Cabo Portugal S.A. notifica a aquisição do controlo exclusivo do ativo correspondente à carteira de clientes residenciais da Ar Telecom", lê-se no anúncio também publicado no site da AdC.

De acordo com a Autoridade da Concorrência, contactada pelo Público, o aviso visa "publicitar a notificação apresentada pela Zon, de forma a permitir que quaisquer terceiros interessados possam apresentar observações no âmbito do processo em referência",

O regulador estará neste momento a analisar o negócio para decidir, por exemplo, se vai aplicar sanções às duas empresas, pela ausência de notificação prévia, se aplicará remédios, aprovará sem obstáculos ou vetará a operação.

Entretanto a operadora liderada por Rodrigo Costa garante que "apesar do tratamento processual que está a ser dado a esta questão, a Zon reafirma a sua opinião de que não houve operação de concentração nem aquisição de ativos", refere o Diário Económico, citando fonte da empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé