A Comissão Europeia poderá vir a investigar os operadores de telecomunicações que integram o grupo E5, uma estrutura criada para discutir problemas comuns da indústria, mas que poderá estar a servir para concertar estratégias. Os operadores que integram este grupo da indústria, criado no final de 2010, são a Vodafone, a Orange, a Deutsche Telekom, a France Telecom e a Telecom Itália.



De acordo com uma notícia hoje publicada pela imprensa britânica, a Comissão Europeia ainda não abriu um processo formal de investigação aos operadores, mas está a fazer contactos, que têm por base suspeitas de concertação. Os contactos preliminares são normalmente o primeiro passo nos processos de infração.



Um desses primeiros contactos terá sido realizado junto da GSMA, a associação que reúne operadores de telecomunicações de todo o mundo e que também organiza o Mobile World Congress, em Barcelona, que terás sido chamada a dar detalhes sobre o âmbito das atividades do E5. A GSMA não forneceu detalhes sobre o assunto, mas confirmou a solicitação de informação. Terão também sido realizados contactos diretamente com os operadores em questão.



Recorde-se que o primeiro encontro do E5 teve lugar em outubro do ano passado. Na altura soube-se que o grupo refletiu sobre questões como os conteúdos digitais e o desafio que este tráfego crescente representa para as redes dos operadores.



As conclusões de debate terão seguido por carta para a comissária europeia com a pasta da Agenda Digital, Neelie Kroes. Como recorda hoje o Financial Times na carta os operadores terão solicitado medidos e explicado que tinham uma visão comum sobre o mundo digital.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira