Segundo determinação do Ministério de Ciência e Tecnologia, a Telefónica terá de abrir a sua infra-estrutura de rede GigaADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), concebida para dar vida ao Imagenio, um projecto da empresa que oferece telefone, televisão e Internet por ADSL aos seus concorrentes.



Tendo em consideração os vários pedidos dos operadores alternativos, o Ministério de Ciência e Tecnologia espanhol obriga agora a Telefónica a definir preços de revenda para esta rede, à semelhança do que acontece nas comunicações fixas e serviços ADSL.



O Imagenio é um serviço projectado pela Telefónica desde 1999, que oferece televisão e áudio digital, serviço de "clube de vídeo", Internet de banda larga para televisão e computadores pessoais, o que permite o acesso directo a filmes, séries, música, televisão/ áudio digital e documentários das mais variadas espécies.



Através desta rede são transmitidos 22 canais de televisão, 15 canais de áudio e toda a programação dos mesmos. Mas, a empresa terá agora que abrir a sua infra-estrutura aos seus rivais e concorrentes, de forma a que estes tenham a possibilidade de a utilizar para oferecer aos clientes serviços de ligação à Internet de alta velocidade e televisão a pedido. Deste modo, a Telefónica deverá ainda transportar o sinal de áudio/ vídeo dos mesmos.



A Telefónica concebeu a Imagenio como uma nova infra-estrutura tecnológica independente da rede, através da qual presta o serviço convencional. A título de referência a instalação do Imagenio tem um custo de 38,10 euros, e o pacote Imagenio com TV custa 54 euros por mês, e sem TV custa 48 euros/mês, sendo que ambos os preços já incluem seis euros pelo aluguer do descodificador.


Notícias relacionadas:

2001-07-13 - Telefónica obrigada a reduzir preços de ADSL a outros operadores

2001-07-02 - Telefónica controla maioria das linhas ADSL em Espanha