Os dados constam do 10º Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo e referem o que as telecomunicações registam igualmente a maior incidência de problemas e queixas de todos os grupos do mercado.

Pela positiva, os indicadores da comparabilidade e da facilidade em mudar de fornecedor registam valores acima da média e as taxas de mudança são as mais elevadas para todos os grupos do mercado.

O relatório menciona que, em setembro de 2013, a Comissão adotou o pacote legislativo Continente Conectado que visa eliminar as tarifas de roaming até 2016 - que registam mais uma baixa já a partir de amanhã - e melhorar a escolha dos consumidores no que se refere aos operadores de telecomunicações.

No geral, o relatório conclui que o desempenho dos mercados de consumo está a melhorar. A evolução positiva é particularmente evidente em relação aos mercados de bens, já que os serviços continuam a constituir a principal fonte de insatisfação.

O Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo acompanha o desempenho de 52 mercados de consumo, que vão desde os veículos usados ao alojamento turístico. Os mercados são classificados pelos consumidores no âmbito de um inquérito realizado à escala da UE1, com base em quatro indicadores: comparabilidade das ofertas, confiança nas empresas, problemas e queixas e satisfação com as empresas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico