Um grupo de catorze operadoras pretende dinamizar as capacidades dos telemóveis ao serviço do utilizador acrescentando-lhes novas funcionalidades. A possibilidade de se poderem efectuar pagamentos através dos dispositivos é o principal objectivo destas 14 empresas, representantes de mais de 900 milhões de clientes em todo o mundo.



A iniciativa "Pay-Buy Mobile" surge depois da GSM Association apresentar, no ano passado, um programa semelhante onde o objectivo estava centralizado na utilização das tecnologias como veículo de ligação entre dispositivos móveis e terminais de pagamento.



Alguns meses depois as operadoras Cingular Wireless, China Mobile, KALL, KTF, MCI, MTN, NTT DoCoMo, Rogers Wireless, Smart Communications, Telenor, TeliaSonera, Telecom Italia, Turkcell e Vimpelcom decidiram agarrar a oportunidade, anunciando que pretendem definir normas comuns para a utilização de pagamentos móveis baseadas na interoperabilidade entre sistemas a desenvolver.



Rob Conway, CEO da GSMA, salienta a importância dos telemóveis referindo que, por ser uma ferramenta essencial nos dias de hoje, "ao trazer as capacidades de pagamento para os dispositivos, os utilizadores podem beneficiar da capacidade de adquirir bens de forma segura e conveniente sem terem de andar com dinheiro físico nas carteiras".



A adopção deste sistema vai consistir na ligação os cartões SIM dos telemóveis e a tecnologia NFC (Near Field Communications), que permite a interacção por toque com aparelhos electrónicos com receptores da mesma tecnologia.



Para além da comodidade associada a este tipo de transacções, o sistema promete ser mais económico e benéfico não só para utilizadores como para as instituições bancárias e de financiamento por crédito.



O interesse demonstrado pelos operadores vai de encontro aos esforços de algumas empresas de crédito que já iniciaram o desenvolvimento de especificações que suportem a interoperabilidade global entre chips embutidos em cartões e terminais de postos de vendas (POS).



A iniciativa tem o apoio da GSMA que, numa primeira fase, irá começar a tratar da análise do modelo de negócio que, posteriormente, será testado na Coreia no final do ano. A fase piloto será controlada pela KTF e irá contar com a colaboração de diversas entidades de várias áreas de negócio, designadamente bancos, fornecedores de cartões de crédito, retalhistas e fabricantes de telemóveis.



Após o período de testes, os resultados serão partilhados com a GSM e a iniciativa será alargada a outros pontos do globo.



A LG Electronics foi a empresa escolhida para fornecer os dispositivos móveis utilizados para testar o serviço Pay-Buy Mobile, avança o comunicado enviado hoje à imprensa.



Os pagamentos através de dispositivos móveis já são prática habitual na Coreia do Sul onde, para além de haverem mais de 12 milhões de telemóveis com capacidade para efectuar este tipo de transacções em circulação, já existem 80 mil terminais de pagamento preparados para a nova tecnologia em lojas, restaurantes e cafés.



Ainda dentro deste registo, foi ontem anunciado no 3GSMWorld o lançamento de um projecto que une a GSMA e a MasterCard. O objectivo desta aliança é tornar mais acessíveis as transferências internacionais de dinheiro para imigrantes. Este projecto conta com o supervisionamento de 19 operadores com redes em mais de 100 países.

Notícias Relacionadas:

2007-02-12 - GSMA e MasterCard experimentam transferências internacionais de dinheiro por telemóvel

2007-01-10 - Visa e Nokia desenvolvem plataforma para pagamentos móveis