Por enquanto a Internet sem fios é uma realidade apenas na linha do norte, em 56 das 101 carruagens que integram a frota de comboios intercidades, mas a CP garante que na segunda metade do ano o projeto avança para outras linhas e chega às 45 carruagens onde o serviço ainda não está disponível.

A linha do norte, Lisboa-Porto, Braga e Guimarães já garantem conectividade. Nas ligações ao Algarve e na região da Beira Alta ainda não, como detalha o Público que falou com a empresa.

O plano inicial da CP passava por equipar as carruagens dos comboiois intercidades da linha do norte até final do ano. O projeto atrasou-se e só ficou concluído no mês passado.

A CP também já garante acesso à Internet nos comboios alfa pendulares. Nas restantes ligações (comboios regionais e suburbanos) não está prevista a instalação de redes Wi-Fi.

Em declarações ao Público, a CP explica que há um conjunto de questões técnicas (relacionadas com a sinalização e as comunicações ferroviárias) a dificultar e a encarecer a instalação de infraestruturas de Internet nos comboios, face a outros transportes públicos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.