Desde que foi anunciado o iPhone 5 revelou-se um sucesso de vendas nos primeiros mercados onde abriram os pré-registos, e dois dias depois de chegar às lojas (a 21 de setembro) já tinham sido vendidos 5 milhões, e tudo indica que em Portugal não será diferente, mesmo com números (obrigatoriamente) mais modestos.

Francisco Jerónimo, responsável da IDC pela análise do mercado mobile na Europa, confirmou isso mesmo ao TeK. "Tem-se verificado uma forte procura do iPhone 5 a nível mundial, mas em Portugal esperamos um menor volume de vendas devido ao valor elevado do equipamento, e à situação económica", explica, adiantando que o mercado português procura mais equipamentos de gama média e baixa.

A verdade é que não há pessoas à porta de lojas, sentadas à espera que estas abram para serem os primeiros a comprar o smartphone, mas depois de abrirem as pré-reservas da 20 de setembro, a Vodafone e a TMN registaram a procura elevada dos utilizadores.

A Vodafone não revela números, mas a TMN garante que vendeu o primeiro iPhone 5 apenas 2 minutos depois de abrir as pré-vendas. E no caso da operadora foi mesmo uma venda, já que era preciso fazer a transferência até dia 25 para garantir que amanhã há um iPhone 5 à espera...

A Optimus acabou por abrir as pré-reservas só há poucos dias, ainda sem indicação de preços, mas não adianta também números de adesão. Garante porém que vai começar a vender o equipamento às 00h de amanhã.

Quanto aos preços na TMN e na Vodafone existe o habitual "paralelismo" de preços que já foi identificado noutras situações. O iPhone 5 de 16 GB custa 679 euros nas lojas online e o modelos de 32 GB custa 789 euros. Quem comprar numa loja física paga mais dez euros em cada um dos modelos.

Só a Vodafone divulga o preço do modelo de 64 GB, que não está disponível na oferta da TMN e aparece como "esgotado" na loja da Vodafone. O custo sem fidelização é de 889,9 euros.

Quem quiser aderir a um plano de fidelização por 24 meses paga bastante menos à partida pelo smartphone, mas deve fazer as contas ao custo total ao fim de dois anos. Na Vodafone o preço de entrada com um plano Best é de 149,9 euros, e na TMN a adesão ao plano mais caro dos pacotes unlimited permite adquirir o iPhone por 214,9 euros.

Com a entrada no mercado do novo dispositivo o preço das versões anteriores baixa. Curiosamente na FNAC o iPhone 4S de 16 GB ainda custa 749 euros, livre de operador, mas a tTMN baixa o valor para os 589 euros, enquanto na versão de 8 GB a descida é maior: 100 euros abaixo do valor anterior, para os 399,9 euros.

O TeK fez uma ronda pelos principais retalhistas e aparentemente não estão previstas iniciativas especiais para assinalar a entrada do iPhone 5 nas lojas portuguesas. Só a Vodafone vai abrir algumas lojas - as Lojas ActionStore do Parque das Nações e a loja no edificio do Porto - mas só para entregar os terminais a quem fez os pré-registos.

Custos adicionais?
Para além do preço fixado para o novo iPhone é preciso fazer contas a gastos adicionais. O adaptador para os conetores de 30 pinos é obrigatório se já tiver acessórios que funcionem com a anterior ligação de cabo, como colunas ou teclados externos, por exemplo.

E o cartão SIM (nano SIM) pode também revelar-se um problema, para quem comprar o telemóvel desbloqueado numa loja, sem o dito cartão. Os operadores garantiram ao TeK que não há custos, e que a entrega é feita nas lojas de forma grátis, mas não aconselham ninguém a fazer os cortes manuais que são sugeridos em muitos sites na Internet para reduzir a dimensão do SIM (uma questão que abordámos na análise de hoje)

As características do nano SIM são diferentes das do micro SIM, e o próprio chip é mais fino, possuindo mais funções ligadas à otimização da bateria dos equipamentos e compatibilidade com a rede 4G, como explica a TMN.

Na Optimus todos os iPhones 5 vêm já com um cartão nano SIM e a operadora desenvolveu um serviço de troca automática de cartão, sem que o cliente tenha de se deslocar à loja, procedendo à ativação a partir de casa e mantendo o mesmo número.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.