O European Telecommunications Standards Institute (ETSI) decidiu adiar a votação sobre a sobre a escolha de um novo standard para os cartões SIM, que deveria ter acontecido no final desta semana.



Segundo avança a imprensa internacional, o adiamento foi provocado pelo impasse na disputa que opõe a Apple à proposta apoiada pela Nokia, pela Research In Motion (RIM) e pela Motorola Mobility.



De acordo com o noticiado, o ETSI quer que a solução adotada reúna maior consenso entre os players, algo que não foi alcançado durante as reuniões desta semana.



Agora terão de passar pelo menos 30 dias até que possa haver nova votação, segundo as regras do instituto.



O ETSI está a avaliar duas propostas, a do nano-SIM da Apple e a da Giesecke & Devrient, apoiada pela Nokia, pela RIM e pela Motorola.



Embora o formato da Apple conte com a preferência das operadoras, as rivais alegam que adotar a tecnologia da fabricante do iPhone pode ser prejudicial à indústria, na medida em que dará à empresa um grande poder.



As divergências entre as empresas aumentaram de tom esta semana, quando a fabricante da maça dentada anunciou que está disposta a abdicar dos direitos sobre as patentes, caso a Europa opte pela sua tecnologia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico