A Associação de Defesa do Consumidor volta a apontar baterias para a Zon. Desta vez a DECO acusa a operadora de estar a omitir informações aos clientes móveis que tem, de forma "enganosa", na campanha de troca de cartões que a empresa está a promover.

"Se não trocar de cartão, o seu telemóvel vai deixar de funcionar (já no próximo dia 23 de novembro) porque estamos a renovar a nossa rede para lhe oferecer a tecnologia 4G", escreveu a Zon numa carta enviada aos clientes e que é citada no portal da DECO.

A associação discorda do que é dito pela operadora e garante que os motivos são outros. Por causa da fusão, os serviços móveis da Zon vão agora funcionar na rede da Optimus, enquanto até aqui funcionavam na rede da Vodafone. Esta incompatibilidade entre cartões e redes vai trazer problemas a nível de suporte dos telemóveis.

A DECO acusa a Zon de não ser transparente nas razões da mudança e alerta para os problemas que daí podem resultar: clientes com telemóveis bloqueados à Vodafone vão poder deixar de usar o serviço móvel contratado.

A organização que defende os consumidores garante que só depois de contactada a linha de apoio, é que os clientes com equipamentos bloqueados são informados da possibilidade de obter um voucher, cujo valor varia mediante o período de fidelização, para adquirir um equipamento Optimus.

"Com esta postura, a ZON viola os direitos de informação de qualquer operadora de comunicações, um serviço público essencial", escreve a associação em comunicado.

O facto de a Zon não suportar os custos associados ao desbloqueio dos equipamentos também está a merecer fortes críticas por parte da DECO. A associação aconselha os utilizadores "a não aceitar os vouchers e a exigir o desbloqueio do equipamento. Só deve aceitar o voucher se o valor permitir a aquisição de um equipamento igual ou semelhante ao que possui".

O TeK já contactou a Zon para obter uma reação às críticas da Deco, mas até ao momento da publicação do artigo ainda não tinha havido uma resposta.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico