A DECO quer criar um mapa com a qualidade da rede móvel em Portugal e para isso conta com a ajuda de todos os utilizadores de smartphones iOS e Android: através de uma aplicação móvel é possível contribuir para este rastreio.

O objetivo é ajudar a identificar os pontos do país nos quais existem mais problemas com a rede móvel para que a associação tenha assim novos argumentos na pressão aos operadores de telecomunicações sempre que apresentar queixa na Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM).

"Vamos agir contra casos de qualidade deficiente do serviço ou de publicidade enganosa", apela a DECO em comunicado.

A aplicação permite ao utilizador testar a velocidade da rede móvel no local onde está. Quando faz o teste, é-lhe perguntado se está dentro de um edifício, se está no exterior, num carro ou no comboio.

Depois é feita uma análise à latência da rede, à velocidade de download e upload, sendo ainda feita a transmissão de um vídeo do YouTube e o acesso a algumas páginas Web. Para isso terá de ter a Internet móvel ativa.

A aplicação da DECO calcula depois um resultado global tendo em conta o desempenho da rede nas diferentes categorias.

É depois com estes dados que a associação espera pintar o mapa das telecomunicações em Portugal. A aplicação permite que o utilizador descubra qual a melhor rede na zona onde está - mediante as pontuações submetidas por outros utilizadores - e revela depois quem está a ter o melhor resultado global - Vodafone, Meo ou NOS.

Numa outra opção é então possível ver o mapa de Portugal dividido em desempenhos da rede móvel. À data de publicação deste artigo a zona centro do país era das que apresentava piores resultados, com a qualidade a variar em muitas regiões entre os dois piores níveis, num total de cinco.