A Deco Proteste publicou resultados relativos à velocidade da internet móvel, salientando que as ligações online estão, no geral, mais rápidas. Porém, é o distrito e concelho de Braga onde se podem encontrar as ligações são mais rápidas. Os dados foram retirados da aplicação colaborativa QualRede da Deco, que reúne dados de 35 mil utilizadores que contribuíram para as estatísticas elaboradas.

tek deco

No entanto, nem todas as regiões do país navegam à mesma velocidade. Braga vai à frente, com uma velocidade média de 28,1 Mbps, mas Vila Real, Portalegre e Santarém são os mais lentos, registando uma média de 10 Mbps. Ainda assim, cerca de um terço dos concelhos nacionais já contribuem com medições suficientes para alimentar o mapa da velocidade da Deco, ou seja, 112 das 308 regiões.

No que diz respeito à divisão por operadoras, a Vodafone é quem tem mais pontos no comparativo, com uma pontuação de 14.175, seguindo-se a MEO com 9.998 e a NOS com 9.455. A Deco explica que a pontuação é calculada a partir de medições da velocidade média de download e upload, recorrendo ainda ao YouTube e navegação na web como aplicativos de desempenho.

tek deco

No que diz respeito à comparação direta da presença das operadoras nas regiões, a Deco refere que existem discrepâncias acentuadas nas velocidades em algumas regiões. Dando o exemplo da Guarda, os clientes da Vodafone conseguem obter uma velocidade de 54,1 Mbps, enquanto os da NOS não passam dos 2,5 Mbps, suportando que existem muitos concelhos longe de obterem dois dígitos de velocidade de navegação. As regiões autónomas da Madeira registam em média 14,8 Mbps e os Açores 16,4 Mbps.

Comparando a internet móvel mais e menos veloz, a Deco destaca Braga, que através de uma ligação MEO é a mais rápida, com 58,2 Mbps, enquanto o Crato regista a mais lenta, com 0,3 Mbps obtida com o serviço NOS.

Olhando para o mapa interactivo, no geral, a par do Minho, o sul do país apresenta os concelhos com ligações mais rápidas de download, com médias superiores aos 30 Mbps, salientando o Alentejo, em torno de Beja, assim como o Algarve, e algumas regiões como Portimão, Albufeira e Quarteira a registar esse marco. Na região centro, apenas Évora e a margem sul de Lisboa, nas áreas do Seixal e Amora, apresenta valores superiores a 30 Mbps, segundo o mapa da Deco.

tek deco

A Deco Proteste convida os utilizadores a contribuírem para a sua aplicação, de forma a preencher o mapa da velocidade, através do smartphone e tablet. O teste à sua ligação demora cerca de um minuto, consumindo uma média de 50 MB, recebendo o resultado do operador utilizado, assim como os existentes na região.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.