A marca da Altice Portugal recebeu a distinção ‘Melhor do Teste – Internet Móvel’ da DECO PROTESTE, segundo a informação que foi hoje revelada e que indica que o estudo comparativo é baseado em análises objetivas e independentes, que têm como base a experiência real dos consumidores que utilizaram a app QualRede.

A MEO é colocada no topo do resultado global em 2G/3G/4G com 23 219 pontos. A pontuação resulta da média dos resultados obtidos nos vários parâmetros medidos com a ajuda dos 46 mil utilizadores que já recorreram à QualRede: velocidade de download e upload, teste de navegação na web e streaming.

A QualRede é uma aplicação gratuita e colaborativa, o que significa que a sua eficiência aumenta consoante o número de pessoas que a utiliza. A app resulta da colaboração entre a DECOPROTESTE e a 4Gmark, uma empresa especializada em testes de qualidade de rede e cada consumidor decide quando e onde realiza um teste à rede.

A aplicação regista, de forma anónima, os resultados de teste, o local e o tipo de ligação utilizado. Estes dados são utilizados para atualizar um mapa interativo, que mostra o nível de qualidade das redes móveis em Portugal.

De notar que a aplicação utiliza uma abordagem diferente da usada nos testes de velocidade convencionais, dado que simula a experiência real do utilizador através de um cenário que integra vários testes, chamado "Teste completo".

O projeto foi lançado em 2016 e o SAPO TEK já o testou. Rita Rodrigues, Head of Media and Public Affairs da DECO PROTESTE, afirma que a ferramenta “tem tido um crescimento exponencial ao nível dos utilizadores e que se reflete na validade dos dados".

"A ideia principal é ajudarmos o consumidor a escolher uma rede móvel que seja eficiente na sua zona de residência e trabalho. Este ano foi a MEO que se destacou, obtendo os melhores resultados na média de todos os parâmetros”, adianta  Rita Rodrigues.

Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice, reconhece a distinção e lembra que a liderança da MEO é fruto de uma estratégia que "assume o cliente enquanto principal foco e a qualidade de Serviço enquanto pedra basilar do investimento".

"A Altice Portugal tem a noção clara que estes investimentos são essenciais para as pessoas, para as empresas e para o desenvolvimento do País. Através do enorme e contínuo investimento em redes de comunicação, queremos continuar a capacitar Portugal e os portugueses para a transformação digital que se vive", justifica, citado em comunicado.