
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) diz ter recebido 3500 reclamações sobre a televisão digital terrestre (TDT) por falta de qualidade no sinal desde fevereiro. Os valores representam uma média de 583 queixas por mês e a entidade está a incitar os utilizadores à reclamação.
Das reclamações apresentadas e que a DECO encaminha para a Portugal Telecom e para a Anacom, a PT deu resposta a 1500 dessas queixas. Os problemas mais comuns estão relacionados com falhas no som, na imagem e em alguns casos chegam a provocar a interrupção da emissão.
A DECO continua a considerar o processo de transição para a TDT como "mal preparado e com falhas sucessivas", sendo que a configuração da rede que existe em Portugal é uma das responsáveis pelos maus desempenhos. A receção de sinais de emissores diferentes provoca interferências e levam à perda de qualidade de visualização.
O período meteorológico que país atravessa e que se caracteriza por tempo mais quente e seco são factores que contribuem para o aumento dos problemas na receção do sinal de TDT.
A associação de defesa do consumidor está a apelar aos utilizadores para que partilhem os problemas que têm registados e que não devem adiar as reclamações, como uma forma de gerar uma maior pressão para a reestruturação da rede. Como o TeK já tinha dado conta, a TDT vai evoluir para rede de multifrequência com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do serviço.
No início de fevereiro a DECO publicou os resultados de um inquérito onde concluía que 62% dos utilizadores de TDT queixavam-se da qualidade do sinal. Um estudo da consultora Nielsen publicado pouco tempo depois contrariava os resultados da associação e concluía que a maior parte dos inquiridos estava satisfeito com os resultados.
Recentemente a Autoridade da Concorrência e a Entidade Reguladora para a Comunicação publicaram dois pareceres onde revelam que a televisão digital terrestre em Portugal está longe do potencial que pode atingir e as duas entidades aconselham a criação de mais canais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários