A sistema operativo móvel da Google "ganhou" um vírus só seu. O alerta é dado pela Kaspersky que diz que há um cavalo de tróia que se instala nos telefones Android, camuflado de aplicação multimédia, e começa a enviar mensagens por SMS para serviços de valor acrescentado, fazendo subir a conta de telefone.

Denominado SMS.AndroidOS.FakePlayer.a, o malware engana os utilizadores com o seu ficheiro de extensão ".APK" - a extensão padrão para Android -, de apenas 13 KB, tendo já infectado vários terminais, refere a empresa num comunicado.

As primeiras queixas chegaram da Rússia, onde os consumidores receberam contas de telefone que mostram a acção do vírus, que estará a ser distribuído através de um site malicioso desconhecido.

Face à descoberta, e como seria de esperar, a Kaspersky diz estar a desenvolver uma solução de segurança para sistemas Android, cujo lançamento está previsto para o início de 2011. Até lá, aconselha os utilizadores a verificarem os serviços a que uma aplicação pede acesso quando é instalada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.