António Mendonça, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações esclareceu hoje que o acesso a descontos nas SCUT, a partir do momento em que estas estradas passem a ter circulação paga, está condicionado à utilização de dispositivos electrónicos de matrícula.



A introdução de portagens nas SCUT tem sido vivamente discutida pelos diversos partidos e até já esteve para avançar, mas acabou bloqueada por falta de acordo entre actores políticos.



No Conselho Ministros desta manhã o governo aprovou um novo calendário para a introdução de portagens e respectivos procedimentos. Na conferência de imprensa que se seguiu, o responsável explicou as vantagens do DEM.




"O dispositivo electrónico de matrícula (DEM) é obrigatório para os utilizadores que queiram beneficiar dos descontos", cita o Jornal de Negócios. Em alternativa ao dispositivo que será instalado nos automóveis para leitura virtual de informação sempre que há uma passagem na portagem juntam-se outras opções, como a Via Verde.




Populações e empresas locais podem ter acesso a descontos nas SCUT que partem da isenção de pagamento nas dez primeiras viagens de cada mês e seguem para descontos de 15 por cento a partir da 11ª utilização.



As portagens nas SCUT avançam a partir do próximo dia 15 de Outubro, nas concessões da Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto. Nas restantes vias deste tipo as portagens só serão introduzidas a partir de 15 de Abril de 2011.