Com o apoio de dados do Instituto Nacional de Estatística e do Eurostat, o regulador para a área das comunicações fez uma avaliação à evolução dos preços das telecomunicações no mês de novembro de 2014. O relatório publicado a seguir ao Natal revela que “desde março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal do que na UE” em termos médios anuais.



Enquanto em termos europeus há uma tendência para haver uma descido nos preços quando em comparação com igual período de 2013, em Portugal o cenário é o oposto.



“Em termos médios anuais, em novembro de 2014, o aumento dos preços verificado em Portugal foi 2,76 pontos percentuais superior à média da U.E., sendo Portugal o sexto país com os aumentos de preços mais elevados”, pode ler-se no relatório da ANACOM.



Olhando apenas para o mercado interno, no espaço de um ano o preço das telecom em Portugal subiu 0,11%, mas quando se olha para os preços médios dos últimos 12 meses então a subida registada ronda os 0,64%. Destaque ainda para o facto de a inflação nesse período ter baixado 0.23%.



O crescimento do preço médio dos últimos 12 meses é também quatro vezes superior ao crescimento registado nos 12 meses que precederam novembro de 2013, o termo de comparação para a evolução registada.



Com a chegada de um novo ano perspetivam-se novas subidas nas contas com as telecomunicações, como já vem sendo habitual. Em média, as faturas de telecomunicações aumentam 3% em 2015. Já sabe quanto vai pagar?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico