Em comparação com o mesmo mês em 2024, os preços das telecomunicações registaram uma descida de 0,8%. Já a taxa de variação média dos últimos doze meses foi de 5,2%, afirma a ANACOM.

Segundo a entidade reguladora, que cita dados do Eurostat, por tipo de serviços, a taxa de variação média dos últimos doze meses em Portugal foi 4,2% nos serviços em pacote e 6,5% nos serviços telefónicos móveis.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi superior à verificada na União Europeia em 6,2 p.p. A ANACOM indica que Portugal registou a terceira maior variação de preços entre os países da UE27. O país com o maior aumento de preços foi a Hungria (mais 11,3%) e a maior diminuição ocorreu na França (menos 11,9%).

As taxas de variação média dos últimos doze meses nos preços dos serviços em pacote e dos serviços telefónicos móveis em Portugal foram superiores à média da UE em 4,1 p.p. e 9,6 p.p., respetivamente.

Olhando para as mensalidades mínimas de ofertas disponibilizadas nos sites dos operadores, a Digi volta a estar em destaque. Em abril, a operadora de origem romena tinha as mensalidades mínimas mais baixas para sete tipos de oferta, num leque de 11 serviços analisados.

Entrada da Digi agita telecomunicações em Portugal e reflete-se nas mensalidades das principais operadoras
Entrada da Digi agita telecomunicações em Portugal e reflete-se nas mensalidades das principais operadoras
Ver artigo

Entre elas incluem-se o serviço telefónico móvel stand alone (4 euros), assim como os pacotes triple play (24 euros) e quadruple play (27 euros), indica a ANACOM.

Já a Vodafone apresentou as mensalidades mínimas mais baixas para três serviços, incluindo o serviço telefónico fixo e o pacote quintuple play. A MEO apresentou a mensalidade mínima mais baixa para o serviço de televisão por subscrição. No caso da NOS, a mensalidade mínima mais baixa foi a da banda larga móvel através de PC/tablet/pen/router stand alone.