Foram detidos os alegados responsáveis pelo roubo de cerca de 8 milhões de dados pessoais de subscritores de serviços móveis na Coreia do Sul, anunciaram este domingo as autoridades do país, citadas pela AP em Seul.

Os dados subtraídos dos sistemas informáticos da KT (maior operadora fixa e segunda maior operadora móvel do país) foram vendidos a empresas de telemarketing, gerando receitas no valor de 877 mil dólares (716,5 mil euros), estimam as autoridades.

Os dois homens são suspeitos de desenvolverem um programa que carregaram para os sistemas da operadora e, durante meses, usaram para roubar nomes, números de identificação (equivalentes ao número de BI, em Portugal) e números de telefone.

Para além da venda dos dados furtados, os suspeitos terão também comercializado o programa para uso pelas próprias empresas de telemarketing, acrescenta a mesma fonte, classificando a operação como um dos maiores esquemas de hacking do país.

Os dados retirados eram usados pelas empresas para contactarem os clientes e convidá-los a mudarem de operador, detalha a agência noticiosa. A polícia local terá ainda acrescentado que estiveram envolvidos no esquema mais um antigo empregado da operadora KT e outras seis pessoas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.