A Deustche Telekom e a France Telecom-Orange vão avançar, ainda este ano, com a criação de um joint venture para os investimentos das empresas em equipamentos e infra-estruturas de telecomunicações.

A parceria foi anunciada hoje, num comunicado conjunto das empresas alemã e francesa, que afirmam ter chegado a um pré-acordo nesta matéria. O acordo definitivo será assinado no último trimestre de 2011, acrescentaram.

O objectivo da joint venture, onde cada uma das empresas terá uma participação de 50 por cento, é poupar dinheiro na aquisição de equipamentos de rede e plataformas de serviços, devendo o montante global poupado situar-se nos 1,3 mil milhões de euros anuais - ao final de três anos.

Para a France Telecom-Orange o volume de poupança será de 900 milhões de euros e a Deutsche Telekom deverá poupar mais 400 milhões, detalharam as telecom - que também já fundiram os seus negócios de telefonia móvel no Reino Unido, onde, desde o final de 2009, operam sob a designação Everything Everywhere.

A nova joint venture terá duas áreas operacionais, na Alemanha (Bona) e França (Paris), tendo também como objectivo a partilha de redes telefónicas na Europa, redes de comunicação wireless e serviços de comunicação entre máquinas (M2M), como havia sido antecipado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.