A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) associou-se, tal como nos anos anteriores, às comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações, que se assinala hoje, tendo como tema de fundo a info-exclusão, como revela o lema "Tecnologias da Informação e da Comunicação para Todos - Auxiliar as Pessoas a ultrapassar o Fosso Digital".



O órgão regulador do mercado nacional de telecomunicações reconhece o "papel de charneira deste sector na vida dos cidadãos e no desenvolvimento da economia mundial". A inauguração de duas exposições sobre o tema na Fundação Portuguesa das Telecomunicações - "A casa do Futuro" e "Centrais Telefónicas Analógicas" -servirão para marcar em Portugal o Dia Mundial das Telecomunicações. As exposições poderão ser visitadas nas instalações da Fundação, na Rua D. Luís I, nº 22, em Lisboa.



Para além deste acontecimento, o dia de hoje assinala também o 137 aniversário da União Internacional das Telecomunicações (UIT), um organismo das Nações Unidas (ONU) responsável pela harmonização e desenvolvimento do sector à escala global.



Para assinalar a passagem da data, Yoshio Utsumi, secretário-geral da UIT, publicou uma mensagem em que defende o empenho dos governos e da sociedade civil de cada Estado de forma a que todos tenham acesso à Sociedade da Informação: "Considerando o enorme poder das Teconologias da Informação e da Comunicação para o desenvolvimento sócio-económico, é essencial dar oportunidades de acesso às mesmas a todos aqueles que ainda não tiveram a possibilidade de participar plenamente na economia digital baseada no conhecimento."


Notícias Relacionadas:

2001-11-16 - "Combate contra a info-exclusão é um processo lento"

2001-08-14 - Executivos e geeks unem-se para combater info-exclusão

2001-05-03 - Economias emergentes são o futuro

2000-10-04 - EUA - Estudo alerta para info-exclusão

2000-07-06 - TI são resposta ao desenvolvimento