Em Portugal, várias operadoras já suportam o sistema eSIM (ou embeded SIM), que dispensa a utilização de cartões físicos para autenticação nas redes. Agora, a MEO anuncia que já permite fazer transferências de um cartão SIM físico para eSIM em equipamentos Android.

Como afirma em comunicado, os clientes poderão fazer a transferência “de forma direta e autónoma”. De acordo com a MEO, a opção está disponível para smartphones e tablets que tenham o Android 15, ou superior.

A novidade passa a estar disponível após a MEO ter conseguido a certificação necessária, tornando-se “o primeiro operador em Portugal certificado pela Google a permitir a transferência de um cartão SIM físico para um eSIM digital em dispositivos Android”, afirma.

Carlos Bouça, Diretor de Engenharia e Operações do MEO, realça que a funcionalidade reforça o compromisso da operadora com a experiência de utilizadores, mas também com a transformação digital e com a utilidade da inovação.

A conversão de SIM físico para eSIM nos dispositivos Android, sem necessidade de leitura QR Code, “representa um passo crucial na simplificação da experiência dos nossos clientes”, indica o responsável.

A MEO lembra que começou a permitir a conversão do cartão físico para eSIM, através da área de cliente myMEO, via QR Code, a partir de junho de 2023. Já em setembro de 2024, a operadora avançou com a funcionalidade "Quick Transfer" para dispositivos Apple, que chega agora ao ecossistema Android, através da expansão da compatibilidade para equipamentos da Samsung e Google.