Uma start-up francesa a operar no sector das telecomunicações denominada Apeera garante que pode fazer com que os telemóveis funcionem como nós no âmbito de vastas redes Peer-to-Peer.



A empresa tem como objectivo disponibilizar aos assinantes móveis um repositório pessoal para guardar conteúdos como melodias de toque, músicas, logos, clipart, imagens, jogos e outras aplicações. A tecnologia da Apeera oferece aos utilizadores a oportunidade de partilharem os seus conteúdos e aplicações, impulsionando desta forma o tráfego nas redes dos fornecedores de serviços e a adopção dos modelos mais recentes baseados na linguagem Java.



Contudo, os operadores podem controlar a distribuição de aplicações, ao mesmo tempo que tiram total vantagem de serviços inovadores e futuros de dados. Tecnologias como o GPRS e o MMS (Multimedia Messaging Service) poderão também ver a sua taxa de adopção aumentar exponencialmente, ao passo que os operadores irão efectuar tentativas para utilizar a rede de forma a aumentar as suas iniciativas de marketing viral.



Mas, a Apeera ainda não divulgou os detalhes técnicos da sua tecnologia, bem como o seu plano de negócios. Será ainda necessário esperar para determinar se se trata de uma rede centralizada de dados - que permite que os utilizadores troquem dados entre si - ou uma verdadeira rede Peer-to-Peer onde os dados são transmitidos entre os telemóveis.



O mais provável, no entanto, é que a empresa escolha a segunda opção - através de um modelo de assinatura paga -, dado que os operadores irão querer reter receitas das melodias de toque e dos logos.



Notícias Relacionadas:

2002-07-05 - Mitshubishi desenvolve tecnologia de comunicações móveis de redes Peer-to-Peer