A empresa portuguesa TIMWE anunciou o desenvolvimento de duas aplicações com base na tecnologia NFC para um novo sistema comercial de porta-moedas móvel, já em utilização pela operadora de telecomunicações móveis turca Turkcell.


As duas aplicações - NFC Launcher e NFC Loyalty - estão a ser usadas no novo terminal MaxiPlus 5, lançado por aquela operadora, como parte integrante de um serviço denominado Cep-T Cuzdan, que basicamente suporta o pagamento de pequenas quantias com o telemóvel e a ligação a campanhas de mobile marketing a partir daquele equipamento.


Segundo o comunicado da TIMWE, a solução tem duas componentes: a aplicação que está instalada nos telemóveis MaxiPlus 5 e a solução de backoffice na Web, a partir da qual são concebidas e implementadas as campanhas de promoção, ao mesmo tempo que permite gerir as tags a usar pelas empresas aderentes.


O terminal MaxPlus 5 vem equipado com um "íman de frigorífico" e é acompanhado por uma "Tag NFC", usada pelos utilizadores para aceder à aplicação, bastando encostar o telemóvel.


Aberta a aplicação, os utilizadores têm acesso a informações variadas sobre o produto ou serviço promovido - acedendo ao nome, a uma uma breve descrição, ao logótipo e ao preço - podendo também ligar-se à Internet, a vídeos no YouTube ou a motores de pesquisa. A partir da aplicação, é ainda possível interagir com redes sociais ou ativar chamadas telefónicas, por exemplo.


Para já o novo serviço está a funcionar com a participação de empresas como a Burger King, a cadeia de supermercados Migros, a empresa de combustíveis Aygaz e a empresa de águas Pursu.


O comunicado da multinacional portuguesa TIMWE dá voz ao CEO da empresa, Diogo Salvi, que encara "o sucesso da aplicação NFC Launcher nos telefones da Turkcell" como uma consequência direta da estratégia que a TIMWE tem seguido, "de enfoque na inovação para soluções de monetização móvel".


Neste vídeo a TIMWE explica, em jeito breve, as aplicações práticas da suas soluções baseadas em tecnologia NFC:


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