A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações – APDC – realizou ontem um seminário sobre "Os recursos humanos na Base do desenvolvimento das comunicações" onde se analisou de que modo é que as empresas nacionais aproveitam os jovens talentos saídos das Universidades e preenchem os seus quadros com base no conhecimento e nas mais valias que estes poderão trazer para a estrutura do seu organismo.



De acordo com Luís Valadares Tavares, presidente da Comissão Directiva Associação Portuguesa de Comércio Electrónico e professor no Instituto Superior Técnico, o modelo empresarial português tem vindo a sofrer uma profunda alteração nos últimos anos, que levou à percepção dos seus intervenientes de que o conhecimento é gerador de valor e de mais valias para as empresas. No entanto, este responsável refere que apesar desta mudança é ainda necessário investir na formação de sotcks de conhecimento e na sua utilização efectiva já que Portugal apenas constitui e utiliza cerca de 50 por cento dos seus conhecimentos.



Em relação ao sector das telecomunicações e ao aproveitamento do conhecimento o nosso país, este processo encontra-se ainda um pouco atrasado quando comparado com outros países europeus. Será necessário às empresas de alta tecnologia e de telecomunicações entender que a gestão eficaz do talento é um dos factores críticos para o seu sucesso.



Desta forma, o elearning tem assumido um papel cada vez mais fundamental – apesar de pouco desenvolvido no nosso país –, embora deva ser sempre complementado com a formação presencial. Para descobrir jovens talentos será essencial o estabelecimento de protocolos entre as várias entidades de ensino e as empresas, proporcionar a disponibilização de mais bolsas de investigação e ordenamento e prosseguir com o investimento na formação profissional dos quadros empresariais.



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