A operadora de telecomunicações finlandesa Radiolinja e a firma alemã de software PTV criaram um inovador serviço de informação de trânsito automóvel via telemóvel que se baseia na determinação da localização de aparelhos de comunicação móvel, segundo comunicaram as duas empresas.

Esta aplicação assenta no cruzamento de informações das duas companhias de forma a obter um gráfico que permite ao utilizador visualizar o fluxo de trânsito de uma determinada estrada. Nesta fase o serviço está disponível apenas para a zona circundante de Helsínquia.

Assim, o que a Radiolinja faz é localizar numa determinada área e hora todos os telemóveis em funcionamento da sua rede, em seguida essas informações são cruzados com dados da PTV referentes à localização de estradas na mesma área de modo a apresentar um quadro onde a incidência dos referidos telemóveis é visível na estrada que o utilizador pretende usar.

Este tipo de serviços relacionados com informações de trânsito disponibilizadas através de GSM está agora apenas a dar os seus primeiros passos. Num futuro próximo os mesmos podem incluir serviços de alerta, que notificarão via telemóvel os utilizadores de eventuais obstruções das vias, fornecendo ainda outro tipo de informações como indicações de navegação.

Sobre esta parceria entre as duas referidas empresas, que resultou na criação deste original serviço, Hans Hubschneider porta-voz da PTV, considerou que "esta colaboração com a Radiolinja permite-nos fornecer todos os tipos de soluções end-end que possibilitam aos operadores de redes móveis serem também fornecedores de conteúdos relacionados com o trânsito".

Notícias Relacionadas:

2003-02-19 - Vodafone lança serviços de televisão em directo e MMS com vídeo