A Ericsson revelou hoje que estabeleceu parcerias estratégicas com a Agere Systems e a Proxim Corporation, duas companhias que desenvolvem soluções de redes locais sem fios. A fabricante sueca de telemóveis pretende promover a massificação de locais públicos de acesso a redes Wi-Fi - hotspots.



Estes acordos agora anunciados irão permitir integrar hotspots com redes celulares móveis 2G e 3G e permitir o roaming entre os dois tipos de infra-estruturas de comunicações. Todas as soluções empregues neste projecto serão baseadas nos padrões 802.11b e irão utilizar o Protocolo Extensível de Autenticação (EAP) denominado Subscriber Identity Module (EAP-SIM), a tecnologia de autenticação empregue nas redes móveis de telefonia GSM. O actual módulo SIM de um telemóvel vem sob a forma de um cartão removível com um chip incorporado do tamanho de um selo postal. Geralmente, contém informação sobre o utilizador.



Neste momento ainda não existem planos de utilização de hotspots de redes Wi-Fi para melhorar ou aumentar a capacidade de roaming enquanto se conversa ao telemóvel. A Agere irá desenvolver os chipsets e os módulos que irão ser utilizados em pontos de acesso e nos cartões-cliente.



Por seu lado, a Proxim irá colaborar com a Ericsson no desenvolvimento de um sistema de autenticação baseado no cartão SIM e a empresa sueca utilizará o ponto de acesso de duplo slot ORiNOCO AP-2000 para hotspots, disponibilizando ainda o servidor de autenticação.



Os produtos irão começar por suportar a tecnologia 802.11b, alargando-se mais tarde para a 802.11a e 802.11g. A estratégia que está por detrás destas parcerias faz parte do esforço da Ericsson para promover soluções Wi-Fi junto dos operadores móveis.


Notícias Relacionadas:

2002-09-30 - Comissão Europeia aprova parceria entre Agere, Infineon e Motorola

2002-09-20 - Lucent demonstra roaming entre redes sem fio WiFi e 3G UMTS