A sueca Ericsson estabeleceu acordos com as três operadoras de telecomunicações chinesas para fornecer acesso de banda larga em linha fixa.

A fabricante de equipamentos de telecomunicações refere, num comunicado de imprensa, que a China Mobile, a China Unicom e a China Telecom estão a actualizar as suas redes para oferecer serviços como banda larga de alta velocidade e IPTV de alta definição em nove províncias chinesas, que serão sustentados nas redes FTTH da Ericsson.

Sem revelar quaisquer pormenores financeiros do acordo, a empresa sueca refere ainda que está responsável por fornecer aos três operadores chineses um conjunto de serviços, nomeadamente formação, design e optimização de redes, serviços de suporte e consultoria.

"Ficamos agradados com a aposta dos três operadores de telecomunicações chineses na disponibilização de redes de fibra em todo o país, de modo a oferecerem serviços data-thirsty de alta qualidade", refere Mats H. Olsson, presidente da Ericsson Greater China. "Estes lançamentos iniciais na China, a par de outras experiências que decorrem em todo o mundo, demonstraram que as soluções de fibra óptica estão a transformar-se na tecnologia líder para o fixo".