A Cisco anunciou o conceito de Escritório Virtual, uma solução que permite às empresas trabalharem a partir de acessos remotos, como é o caso de delegações no mesmo ou noutro país, exemplifica a fabricante que dirige o produto às médias e grandes empresas.

Esta solução de rede inclui routing, switching, segurança, wireless, telefonia IP e tecnologia de controlo de políticas de acesso com gestão centralizada.

[caption]Cisco[/caption]

Entre as funcionalidades da oferta, a Cisco destaca a configuração Zero touch. Assim que o router é ligado numa das delegações, a funcionalidade permite que seja estabelecida uma conexão com o local principal e descarregada de forma automática a configuração pré-definida para o serviço, garantindo o acesso a aplicações de negócio remotas.

Já a funcionalidade Cisco Secure Access Control Server permite gerir políticas de serviços de acesso, identificando a configuração e controlando uma rede de 10 mil routers ISR.

[caption]Cisco[/caption]

O acesso para a rede virtual é concentrado por um router Cisco 7200 numa solução que utiliza o protocolo de comunicação Cisco Dynamic Multipoint Virtual Private Networking (DMVPN), "que torna segura a troca de informação entre as diferentes localizações remotas sem a necessidade de passarem pela localização central". Este router também suporta os protocolos SSL e L2TP sobre VPN's IPSec, servindo como ponto único de convergência de múltiplos acessos.

[caption]Cisco[/caption]