Embora as previsões apontassem para que a tecnologia móvel de terceira geração fosse disponibilizada a partir do próximo mês de Junho o ministério da Ciência e Tecnologia espanhol decidiu, após várias reuniões com fabricantes e operadores, adiar a sua comercialização já que não existem terminais capacitados. Todavia, o governo pediu às empresas que cumpram todos os requisitos estabelecidos para o UMTS nas datas indicadas para que em Junho de 2002 tudo esteja preparado para funcionar.



Segundo o serviço noticioso Expansión Directo, o número de terminais disponíveis para o UMTS será muito limitado, porque os fabricantes não começaram ainda a produzir os equipamentos necessários. Mas, na opinião de alguns peritos, só para 2003 é que estarão disponíveis o número de terminais suficientes para responder às exigências do mercado e dos consumidores.



Nesta altura as operadoras não parecem muito optimistas em relação à comercialização dos equipamentos de terceira geração na data prevista, prova disto é o congelamento por parte da operadora Xfera do seu projecto nesta área considerando que só será possível andar para a frente no final do exercício de 2003. Por seu lado, a Vodafone afirma que a comercialização do UMTS só será mesmo possível para o próximo ano.



Notícias Relacionadas:

2001-12-26 - Vodafone estabelece chamada internacional sobre redes móveis de terceira geração

2001-11-06 - Preço baixo, simplicidade e a utilidade do UMTS

2001-01-03 - Operadoras espanholas apresentam estudo sobre mercado de UMTS