O projecto junta Ongoing Media, Cofina Media e ZON Multimédia e conduz à estreia, em Setembro, de um novo canal de televisão para acolher um projecto de TV interactiva com ligação à internet e aos canais móveis, prometem os responsáveis. A estreia é com o projecto uMan que "é uma experiência televisiva de nova geração que vem revolucionar o modo de fazer televisão em Portugal", explica uma nota de imprensa.



O formato multiplataforma internacional, cuja produção será da responsabilidade da CBV - Produções Televisivas, liderada por Piet-Hein Bakker, prevê que ao longo de 24 horas de emissão e durante 49 dias os espectadores possam interagir com o programa e com o futuro de cada participante, tomando decisões.



A operacionalização do projecto fica a cargo da CTN - Conteúdos Transnacionais, empresa do Grupo Ongoing. Citado em comunicado, Luís Santana, administrador da Cofina Media, considera que este projecto marca a "chegada da televisão 2.0 a Portugal", ao assegurar uma forte aposta em plataformas tecnológicas.



As experiências de interactividade em reality shows já são hoje uma realidade em Portugal, mas não dão ao espectador o poder de decisão sobre o rumo dos programas em questão. O Meo da PT tem explorado esta área com parcerias com o Peso Pesado, em exibição na SIC, e já o tinha feito antes com Secret Story da TVI.



A interactividade "à mão do utilizador" nestes casos tem mais a ver com a escolha de câmaras para receber a emissão - no caso do primeiro - ou a selecção de conteúdos, no leque de oferta disponível, no caso do segundo.



Mesmo assim, a criação de canais de TV específicos para acompanhar reality shows tem-se revelado uma aposta de sucesso para os operadores e anunciantes envolvidos. O canal MEO Secret Story chegou, durante o período de vigência do programa, a atingir os maiores níveis de audiência entre os canais de TV acesso pago.