O nome não foi novidade para ninguém, daí que os responsáveis quisessem "inventar" uma nova classe. O Nexus One foi formalmente apresentado pela Google sob a designação "super phone" e os primeiros relatos da imprensa internacional parecem coincidir com aquilo que os rumores já adivinhavam.

Com sistema operativo Android 2.1, o novo telemóvel é fabricado pela HTC, vem com um processador Snapdragon de 1 GHz, produzido pela Qualcomm, tem ecrã sensível ao toque de 3,7 polegadas de tecnologia AMOLED, 512MB de RAM e cartão microSD de 4GB.

Sensor de iluminação e de proximidade, redução de ruído nas chamadas, assim como GPS e acelerómetro são algumas das funcionalidades incluídas no Nexus One, que pesa 130 gramas. A câmara fotográfica tem um sensor de 5 megapixels, flash, auto foco, zoom, balanceamento de brancos e efeitos de cor.

[caption]OLPC[/caption]
Entre as várias novidades estão também a capacidade de transformar voz em texto os "Live Wallpapers" e a navegação ponto a ponto no Google Maps.

No site criado para o Nexus One é possível aceder a demonstrações das várias funcionalidades ou a uma "visita 3D" e às especificações nos Estados Unidos.

Confirmando os rumores anteriores, o Nexus One será vendido directamente pela empresa a partir do endereço google.com/phone, custando 529 dólares. A T-Mobile foi a primeira operadora a associar-se à Google, e os seus clientes poderão adquirir o telemóvel ao preço de 179 dólares, exigindo-se um plano de subscrição por dois anos.

Inicialmente só serão aceites encomendas de consumidores nos Estados Unidos e de três outros mercados: Reino Unido, Singapura e Hong Kong.

A gigante da Internet anunciou ainda que já estão asseguradas parcerias com a Verizon e com a Vodafone na Europa, que pretende disponibilizar o telemóvel em breve, e a empresa assegura que quer lançar novos modelos Android e alargar a loja online a outros países.

Espreite alguns dos vídeos preparados pela Google para mostrar as funcionalidades do Nexus One.

Costumização

Contactos

Uso do Gmail

Acesso ao YouTube e carregamento de vídeos

Controle de voz

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação sobre o Nexus One e vídeos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.