
A americana Verizon prepara-se para ainda este ano começar a disponibilizar serviços de quarta geração sobre uma rede LTE - Long Term Evolution, capaz de oferecer velocidades de pico na ordem dos 60 Mbps, números apurados em testes já realizados.
Este ano será feito um lançamento pré-comercial da tecnologia em duas cidades americanas. Em 2010 chega a oferta comercial, mais abrangente. O deployment da rede vai ser assegurado pela Alcatel-Lucent e pela Ericsson, que ainda durante o Mobile World Congress assinaram com a operadora um acordo nesse sentido.
Parceira da Verizon neste projecto tem também sido a Vodafone, com quem a americana formaram a Verizon Wireless. Juntas têm realizado testes à tecnologia em quatro zonas dos Estados Unidos e várias regiões europeias. Os mesmos testes que permitiram tirar as primeiras conclusões sobre as velocidades possíveis com o LTE.
A nova rede da Verizon Wireless vai ser concorrente directa da infra-estrutura WiMax que a Clearwire está a desenvolver com apoio da Sprint e que oferecerá até 4G.
A rede da Verizon Wireless oferecerá primeiros serviços para portáteis e só em 2011 a maior largura de banda chegará também aos smartphones.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Primeiras impressões: Nintendo Switch 2 oferece uma experiência portátil de nova geração -
App do dia
App Clearspace é uma espécie de dieta digital onde entram flexões e agachamentos -
Site do dia
Aumente a segurança e privacidade da navegação com a extensão Ghostery -
How to TEK
5 passos para trocar a foto de perfil por um GIF animado na conta Google
Comentários