Entre os muitos estudos sobre o impacto do uso dos telemóveis na Saúde humana, surge agora uma nova análise, realizada por um instituto suíço, que afasta a ligação entre a incidência de cancro no cérebro e a utilização de telefones móveis por crianças e adolescentes.

A investigação do Swiss Tropical and Public Health Institute foi publicada ontem no Journal of the National Cancer Institute e é assinada por cientistas da Suiça, Suécia Noruega e Dinamarca, que realizaram uma investigação conjunta sobre o tema.

O estudo conclui que as crianças e jovens que usam telemóveis não estão, estatisticamente, sujeitas a maiores riscos de desenvolver cancro no cérebro do que outros jovens que não usem estes equipamentos.

A investigação envolveu 352 crianças com idades entre os 7 e os 19 anos com cancro no cérebro e foi realizada entre 2004 e 2008. Os hábitos de utilização de telemóveis destes jovens foram comparados com os de 646 crianças saudáveis.

Os que afirmavam ter começado a usar o telemóvel há mais de 5 anos não revelavam sinais de maior risco do que os que não usavam regularmente os equipamentos. A duração, número de chamadas e posicionamento do telefone também não foram considerados elementos significativos para o aumento de risco.

Os investigadores destacam ainda o facto do número de cancros no cérebro identificados em crianças não ter aumentado desde o aparecimento dos telemóveis, incitando porém à necessidade de continuar a investigação dado que os equipamentos começam a ser usados com mais frequência e em idades mais reduzidas.

Embora nunca tenha sido estabelecida uma relação direta entre o uso de telemóveis e a incidência de doenças cancerígenas, várias entidades têm vindo a alertar para a necessidade de reduzir o tempo de exposição dos mais novos às radiações eletromagnéticas dos telemóveis.

Um estudo recentemente divulgado pela Organização Mundial de Saúde admitia que existem riscos relacionados com a utilização dos telemóveis. Os cientistas concluíram que as radiações emitidas pelos telefones móveis são "potencialmente cancerígenas".

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.