O número global de ligações de Internet de Banda Larga deverá chegar aos 500 milhões no próximo ano, de acordo com o estudo da Futuresource Consulting.



Ao que a consultora apurou, os acessos de Banda Larga a partir da rede fixa, tirando partido das linhas telefónicas, continuam a ser, de longe, os mais populares entre as ligações de Banda Larga. Cerca de 60 por cento dos lares recorrem a acessos com base na linha telefónica (cabos de cobre), enquanto apenas 20 por cento utilizam ligação por cabo (cabo coaxial).

As maiores velocidades nos acessos de Banda Larga foram registadas no Japão e na Coreia do Sul, onde os valores médios se encontravam perto dos 30 Mbits por segundo. Os EUA, a título de comparação, têm ligações com uma velocidade média de 2,7 Mbits por segundo.



Na Europa, a Suécia é o país que apresenta melhores velocidades, a uma média de 14 Mbits por segundo.



A FutureSource acrescenta ainda que, de acordo com as suas previsões, o maior crescimento nesta área irá verificar-se mais em mercados em desenvolvimento e menos em países desenvolvidos, onde a banda larga já se encontra amplamente estabelecida.



"Apesar dos mercados de muitos países desenvolvidos estarem a ficar saturados começam a surgir pontos alternativos com muito potencial. A nossa pesquisa revela que em África e no Médio Oriente irão atingir este ano picos de crescimento de 33 por cento", afirmou Patrik Pfandler, analista da Futuresource, citado pela Vnunet.



O analista acredita ainda que, no horizonte temporal de quatro anos, também a Índia se tornará um mercado em grande desenvolvimento. Actualmente, o país apresenta uma das mais baixas taxas de penetração de Banda Larga doméstica (2 por cento), com apenas 5 milhões de assinantes, e as projecções de crescimento apontam para quase 25 milhões de subscritores deste tipo de serviço em 2013.