Pretendendo identificar problemas técnicos que possam afectar as estratégias de desenvolvimento da tecnologia e produtos baseados em powerline, o Instituto Europeu de normalização das Telecomunicações (ETSI) realizou na passada semana o primeiro teste de interoperabilidade. Este foi o primeiro ensaio para esta tecnologia que permite a comunicação de dados e voz através da rede eléctrica, e o segundo evento ficou já marcado para Novembro de 2004.

Apesar da tecnologia de powerline estar a amadurecer e grande parte do equipamento estar a ser usado em testes ou mesmo em serviços comerciais, o ETSI considera que este evento teve um papel valioso para o trabalho futuro de normalização da tecnologia.

A Gaz de France e a Electricité de France foram duas das empresas participantes no teste, no âmbito de um projecto que estão a desenvolver para permitir a troca de dados entre os seus laboratórios através de cabos eléctricos.

Em Novembro do próximo ano deverá realizar-se um novo teste que alargará os critérios de ensaio, pretendendo abranger as redes de transmissão.

Notícias Relacionadas:

2003-08-21 - Banda larga por cabo eléctrico testada comercialmente no Reino Unido