
Um relatório da Ookla sobre a adoção do Wi-Fi 7 na Europa destaca a discrepância entre as boas infraestruturas de fibra ótica que os países da União Europeia têm criado e adoção das mais modernas tecnologias de redes sem fios. Ou seja, por muito boas ligações de fibra ótica que tenhamos em casa, não se está a usufruir do total dos seus benefícios pelo uso do chamado Wi-Fi Legacy, as ligações Wi-Fi 4 e Wi-Fi 5, que ainda dominam em cerca de 70% da cobertura dos países europeus.
Segundo a Ookla, tem havido um grande investimento na construção das redes de fibra cobrindo o máximo de endereços residenciais, expandido a escolha do consumidor, mas tornando difícil aos fornecedores de serviços de internet (ISPs) se diferenciarem para além do preço. Com a chegada da fibra à porta das pessoas, o desafio passa por expandir a performance gigabit por toda a área da casa, além do ponto de ligação, de forma a suprir as exigências das casas com cada vez mais equipamentos conectados.
Se antes eram smartphones e computadores, agora todo o ecossistema doméstico inclui aspiradores inteligentes e outros eletrodomésticos, alarmes, campainhas e vários outros equipamentos conectados. Todos eles contribuem para “entupir” a rede doméstica. A chegada do Wi-Fi 7 dá uma nova oportunidade dos ISPs de melhorar a qualidade das ligações domésticas.

Os primeiros equipamentos certificados com Wi-Fi 7 começaram a chegar no início de 2024, mas a adoção na Europa ainda é residual. A França, que é o país com as melhores ligações multi-Gigabit (a único que ultrapassa os 50%), apenas tem uma adoção de 1,5%, segundo as amostras retiradas da ferramenta speedtest. A Suíça com 0,9% e a Dinamarca com 0,6% representam o pódio da adoção do Wi-Fi 7.
É preciso olhar para o norte da Europa para ver as melhores ligações sem fios, combinando o Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7, a Islândia tem 46%, a Noruega tem 39% e a Suécia 38%. A Ookla diz que nos seus registos de velocidade, a média de velocidade de download através de Wi-Fi 7 é de 565 Mbps, sendo 78% mais elevado que o Wi-Fi 6. E em termos de upload, os valores são o dobro entre as duas gerações.
O problema reside naquilo que são as chamadas Legacy Wi-Fi, compostos pelo Wi-Fi 4 e 5, que continuam a dominar na Europa, somando cerca de 70% para a maioria dos países. Em Portugal, estas duas ligações somam 78,09% (29,81% e 48,28, respetivamente), pouco mais de 20% utilizam Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 7 não tem valores. E Portugal é dado como um dos exemplos de um dos países com maior penetração de fibra ótica da Europa, com 78% à frente da Espanha com 75% e atrás da Irlanda com 84%, mas que sofre do chamado “bottleneck” doméstico dominado pelas antigas ligações Wi-Fi.

Aquilo que antes era a limitação do acesso “da última milha” que era levar o sinal dos pontos às casas, a fibra já chega às portas dos consumidores. Mas o desafio agora é ter uma rede doméstica de Wi-Fi que usufrua desse potencial, seja pelo tamanho das casas, os materiais de isolamento utilizados nas paredes que bloqueiam os sinais, mas sobretudo, o rápido crescimento no número e diversidade dos equipamentos ligados em casa.
Isto significa que os assinantes estão a pagar serviços e velocidades gigabit, mas em termos efetivos, a sua rede doméstica não reflete essa capacidade e performance. E os três países dados como exemplo, incluindo Portugal, mostram a discrepância entre aqueles que têm a maior cobertura de fibra, mas tem uma desproporção no uso de redes domésticas Wi-Fi Legacy.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários