O início de 2024 marca o começo da massificação do novo standard de ligações sem fio, o Wi-Fi 7 (IEEE 802.11be na sua designação standard técnica). A Wi-Fi Alliance aproveitou a CES 2024 para oficializar o Wi-Fi 7 Certified, a certificação das marcas e equipamentos que cumprem os requisitos para a nova geração de ligações wireless. O palco não poderia ser melhor, uma vez que se trata da maior feira de tecnologia de consumo, onde as marcas apresentam computadores, televisores e outros equipamentos domésticos, muitos deles conectados.

De recordar que a TP-Link foi uma das primeiras fabricantes a anunciar routers com suporte a Wi-Fi 7, ainda no final de 2022. A nova geração de Wi-Fi promete aumentar o desempenho da conetividade entre os equipamentos da casa, mas também em ambientes empresariais e industriais. Vai ainda permitir uma diminuição da latência e maior fiabilidade em situações de tráfego crítico.

Esta nova ligação será essencial para as novas tecnologias, como a utilização de realidade virtual e aumentada por múltiplos utilizadores, o treino de 3D, obviamente para melhorar a experiência do gaming, sejam partidas multijogador online ou desfrutar de jogos na cloud. Da mesma forma que o trabalho híbrido, os sistemas industriais de IoT e a automatização também vão beneficiar do Wi-Fi 7.

Para ajudar a compreender melhor a nova tecnologia sem fios, o SAPO TEK elaborou um pequeno explicador.

O que é o selo Wi-Fi 7 Certified?

Apesar da nova certificação ter entrado agora em vigor e a Wi-Fi Alliance ter começado a certificar os equipamentos, isso não significa que modelos que tenham sido anteriormente anunciados não funcionem na rede Wi-Fi 7. O Wi-Fi 7 Certified é o selo que dá a garantia ao consumidor, quando compra um equipamento com ligação sem fios, de que todos os pontos de interoperabilidade entre os produtos são compatíveis neste ecossistema sofisticado.

Espera-se que durante 2024 o Wi-Fi 7 comece a ser rapidamente adotado, projetando-se mais de 233 milhões de equipamentos a chegar ao mercado durante 2024, com um crescimento para 2,1 mil milhões até 2028. Nestes incluem-se os smartphones, os computadores, PCs, pontos de acesso como os primeiros a adotar o Wi-Fi 7.

Quais são as principais funcionalidades do Wi-Fi 7?

A Wi-Fi Alliance listou as principais funcionalidades avançadas da nova geração de ligação sem fios. Para começar, vão estar disponíveis canais de 320 MHz em países que disponibilizam a banda-larga de 6 GHz para o Wi-Fi. Estes canais prometem duplicar o tamanho dos atuais, facilitando as velocidades multigigabit dos equipamentos. O novo sistema permite ainda a tecnologia Multi-Link Operation (MLO), que permite aos equipamentos transmitir e receber dados em simultâneo através de múltiplos links para aumentar a taxa de transferência, reduzir a latência e melhorar a performance.

Wi-Fi 7 benefícios
Créditos: Wi-Fi Alliance

A ligação suporta ainda 4K QAM, com mais 20% na taxa de transmissão que o 1025 QAM. Além de melhorar a flexibilidade e eficiência do espectro da rede. Uma das funções mais interessantes é a sua capacidade de providenciar uma experiência de serviço preparada para serviços de segurança e emergência nacionais para os utilizadores, mantendo a prioridade e qualidade do serviço de acesso às redes Wi-Fi.

Em comparação ao Wi-Fi 6, quais as melhorias do Wi-Fi 7?

Apesar de ter recebido a designação Wi-Fi 6, esta geração não representou um salto geracional das ligações sem fio, sendo sobretudo uma atualização do Wi-Fi 5. Esta foi a resposta imediata ao crescimento massivo da adoção de equipamentos wireless nas casas das pessoas.

A introdução do Wi-Fi 7 representa não apenas uma maior velocidade de ligação, como maior capacidade de servir diversos equipamentos na rede. As linhas vão ter menos congestionamento, os bufferings são mais reduzidos, diminuindo os atrasos na transferência de dados nas redes sem fios.

Estima-se que com o aumento da largura de banda, assim como tecnologia Multi-Link Operation permita aumentar as velocidades 4,8 vezes que o Wi-Fi 6 e 13 vezes mais que o Wi-Fi 5. E quanto à latência, menos 100x que a anterior geração.

Outra grande melhoria diz respeito ao uso da frequência de 6 GHz com Wi-Fi 7. O anterior Wi-Fi 6E estava restringida às frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, recorrendo a larguras de banda de 20, 40, 80 e o máximo de 160 MHz. O Wi-Fi 7, ao utilizar a frequência de 6 GHz vai poder aceder ao dobro da largura de banda, até 320 MHz.

Wi-Fi 7 Evolução

Explicando melhor o suporte de 4K QAM (Modulação de Amplitude de quadratura), este oferece mais 20% na taxa de transmissão que o anterior 1K QAM. Na prática, isto significa que cada sinal carrega mais quantidade de dados, o que será essencial para aplicações como a realidade virtual ou o cloud gaming, ou mesmo o streaming de vídeo 4K. Para ter uma ideia, é como se o espaço de um camião de transporte fosse otimizado para carregar mais caixas numa mesma viagem.

Para compreender a tecnologia Multi-Link Operation, basicamente os equipamentos com suporte a Wi-Fi 7 vão poder ser ligados simultaneamente às bandas de 5 e 6 GHz. Em termos agregados vai permitir obter maiores velocidades de ligação. Mas também podem ser utilizadas paralelamente, para aumentar a redundância e com isso estabelecerem melhores ligações, diminuindo drasticamente a sua latência. Os pacotes de informação são duplicados, garantindo que um deles seja entregue ao destino, mesmo em áreas com maior congestionamento. No papel, a tecnologia vai permitir aos equipamentos uma performance de ligação wireless semelhante aos que estão ligados por fio.

Quais são as marcas e produtos que já estão certificadas com Wi-Fi 7?

Entre as empresas que formam a Wi-Fi Alliance encontram-se a Broadcom, CommScope RUCKUS Networks, Intel, MaxLinear, MediaTek e Qualcomm, que formam os alicerces (Test Bed) para a certificação e por isso, encontram-se entre as primeiras a oferecer equipamentos Wi-Fi 7 Certified. A lista de empresas certificadas é longa e pode ser consultada no website da Wi-Fi Alliance.

Em termos práticos, a Intel tem a sua placa de rede Wi-Fi 7 BE200 certificada; a MediaTek conta com os chips Filogic Wi-Fi CERTIFIED 7 prontos a serem adotados pela indústria; a Qualcomm também já prepara o seu adaptador de rede FastConnect 7800 para a próxima geração de smartphones.

PREDATOR-Connect-X7-5G-CPE​

Por outro lado, existem equipamentos no mercado que já utilizavam tecnologia que, entretanto, foi certificada. O Galaxy S23 Ultra, lançado no ano passado e que terá o seu sucessor tem data de apresentação a 17 de janeiro, utiliza o adaptador de rede FastConnect 7800 da Qualcomm. Isso quer dizer que a Samsung pode simplesmente lançar uma atualização de firmware para ativar a nova funcionalidade e otimizar a ligação do equipamento para Wi-Fi 7.

Durante a CES 2024, praticamente todas as fabricantes de computadores anunciaram novos modelos de portáteis que suportarão ligações Wi-Fi 7, incluindo o HP Omen Transcend 14 ou o Razer Blade 16. A Acer revelou também os novos routers otimizados para gaming, o Predator Connect X7 5G CPE e o Mesh Predator Connect T7 Wi-Fi 7, alimentandos pela tecnologia da Qualcomm.

A TP-Link foi uma das primeiras fabricantes a anunciar routers e sistemas de mesh com Wi-Fi 7, ainda antes das certificações oficiais terem sido publicadas. A empresa conta com a linha Deco e Archer com produtos preparados para as redes Wi-Fi de nova geração que foram lançados em 2023. A Asus também já tem no mercado dois routers com Wi-Fi 7, o RT-BE96U e o ROG Rapture GT-BE98.

Veja na galeria imagens dos routers Wi-Fi 7 da TP-Link:

Os mais recentes processadores da Qualcomm para consolas portáteis também vão beneficiar de ligações via Wi-Fi 7. Seja para a transferência mais rápida dos jogos a instalar na portátil ou utilizá-la para aceder ao cloud gaming, a nova geração de redes sem fio fará muita diferença ao que existe atualmente.

A tecnologia Wi-Fi 7 é retrocompatível?

Sem dúvida, o Wi-Fi 7 funciona nas existentes bandas de 2,4 GHz e 5 GHz e por isso todos os equipamentos anteriores são compatíveis. Por exemplo, ligar um smartphone ou portátil mais antigo a um router de nova geração com Wi-Fi 7 é possível. Mas para aceder à nova tecnologia, incluindo o uso da frequência de 6 GHz e funcionalidades específicas, todos os equipamentos terão de ter Wi-Fi 7. Da mesma forma que não vai beneficiar das funcionalidades de um smartphone Wi-Fi 7 se o seu router ainda for Wi-Fi 6.