As vendas de smartphones ultrapassaram as dos telemóveis na Europa Ocidental. Segundo os dados da IDC, entre Abril e Junho foram comercializados 21,8 milhões telefones inteligentes, comparativamente aos 20,4 milhões modelos "tradicionais".

No total do trimestre foram vendidos 42,2 milhões de telefones móveis - numa queda de 3% face a igual período do ano anterior. Neste valor, os smartphones representam 52%.

A diferença entre os dois tipos de terminais é mais clara quando se indica que as vendas de telemóveis inteligentes aumentaram 48% comparativamente ao segundo trimestre de 2010, enquanto as vendas dos modelos simples baixaram 29%.

No que diz respeito às fabricantes, a Nokia sai cada vez mais prejudicada, numa tendência que beneficia a Samsung. A quota da sul-coreana passou de 25% para os 33% do mercado na Europa Ocidental, num crescimento de 29%. Já a empresa finlandesa registou uma queda de 44%, fazendo com que a sua parte do mercado baixasse dos 37% para os 21%.

A Apple surge em terceiro lugar, com uma quota de mercado de 11%, mas foi a HTC que conseguiu crescer mais (121%), somando no final do segundo trimestre 7% das vendas.

Considerando apenas os smartphones, a Samsung lidera com 4,8 milhões de telefones vendidos, num aumento de 700%, seguida da Apple, com 4,6 milhões de unidades comercializadas e um aumento de 64%.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico